cinema The Duff

Divertido, mas ordinário

14:42Guilherme Correa

Se você está cansado de filmes como “Meninas Malvadas”, “Easy A” ou “10 Coisas que Eu Odeio em Você”, passe longe de “The Duff”. Já se você curte assistir adolescentes enfrentando as birras do high school, o filme lançado este ano é um bom passatempo. O roteiro segue pelo mesmo caminho das produções acima: a menina 'desajustada' que se apaixona pelo garoto até então intocável. 


O diferencial em "The Duff" está nas citações das redes sociais e no tratamento dado à personagem principal. Bianca (Mae Whitman) é considerada uma Duff: Designated Ugly Fat Friend ou "típica amiga feia e gorda”. Como o filme mostra, os Duffs são invisíveis, sempre ao lado de pessoas consideradas mais bonitas e populares pela maioria da escola. Ao descobrir o rótulo, Bianca decide mudar o estilo e a atitude, tudo para se tornar visível aos colegas. 


O enredo e a trilha não se diferenciam das típicas comédias adolescentes. Músicas da moda, a história da menina que se apaixona pelo menino, mas precisa enfrentar a vilã, cores vivas na fotografia e figurino descolado. Um checklist de todos os estereótipos possíveis e manjados desse gênero. Tudo está ali, do começo aos créditos finais. Mesmo sendo engraçadinho, se torna previsível. Os atores são competentes, mas não tão cativantes. A vilã Madison, interpretada pela Bella Thorne, pouco aparece e nem dá pra criar torcida na disputa entre mocinha e bandida. 

O filme é baseado no livro de Kody Keplinger. Não li, mas ouvi de muita gente que a história contada nas páginas pouco lembra a que aparece na telona. Pra completar o desgaste de gênero, a moral da história segue a mesma linha “seja você mesmo”, “sobreviva aos anos de escola”. Se o filme fosse um pouco mais inspirado, podia ter serventia pra quem enfrenta o mesmo problema. “The Duff”, o filme, é só um amontoado de chavões. Divertido, mas bem ordinário.


Você também pode gostar

0 comentários