Agatha Christie literatura

Corpos pela casa

09:47Guilherme Correa

A editora Nova Fronteira lançou, há algum tempo, boxes com os livros da Agatha Christie. Com nova roupagem, bem linda mesmo, a coleção chamou a atenção de quem já era fã da Rainha do Crime ou de quem ainda não conhecia as histórias policiais. Atraído pela fama da escritora, por conhecer pouco da obra e também pelas belas capas duras, resolvi compartilhar aqui o que estou achando dos livros.


O primeiro deles será “Um Corpo na Biblioteca”, caso de Miss Marple. Pra quem ainda não teve o prazer de conhecê-la: Miss Marple é uma senhora quase comum. Solteirona, vira detetive particular sempre que está perto de algum crime. Como toda boa fofoqueira, tem olhar ávido e presta atenção em todos os detalhes, o que a torna praticamente profissional na resolução dos delitos.

A senhora “enxerida” começa a nova aventura após o corpo de uma bela mulher aparecer na biblioteca da casa do coronel Bantry e da esposa Dolly. Loira, bem maquiada e num vestido branco, a morta jaz ali sem que os donos da propriedade tenham qualquer conhecimento de quem ela seja. De casa em casa, o boato se espalha e, claro, chega até Marple, que surge com seu jeito simpático, falastrão e meio desengonçado até a casa dos Bantry.

Durante a leitura, várias pistas são soltas pela autora, mas o suspense pra descobrir quem matou a jovem e como ela foi parar na biblioteca perdura até as últimas páginas. Já adianto que a fama de Agatha vem justamente por manter o mistério por bastante tempo, sem se perder em resoluções descabidas. A lógica faz parte do enredo e isso deixa este e outros livros da escritora ainda mais especiais. Os detalhes da obra ajudam o leitor na visualização dos acontecimentos e enriquecem a experiência. Foi o primeiro livro de Agatha com Miss Marple que li e não me decepcionei. Aliás, me tornei fã da velhinha sabichona, personagem bastante carismático e que visualiza os crimes de maneira bastante peculiar – associando os casos com pessoas e situações do pequeno vilarejo em que vive.

O único ‘porém’ são os erros de gramática encontrados no livro. Essa versão atualizada da obra foi impressa na China e não pode ser exportada pra Portugal e outros países de língua portuguesa, além do Brasil. Mas parece que a revisão não foi bem feita e qualquer leitor mais atento encontrará muitas das falhas. Isso não compromete a trama engenhosa e gostosa de ler. Vale pela Agatha, pela Miss Marple e pelo prazer de se envolver no mistério. 

Você também pode gostar

0 comentários